quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A Parábola de Narnia



Acabo de assistir novamente alguns trechos do filme "Crônicas de Narnia". Confesso que, depois de tanto, fiquei entusiasmado em escrever a respeito desta maravilhosa obra de C.S. Lewis. Neste filme, o autor, Cristão( e também autor de livros teológicos ), cria a parábola de uma Bruxa que quer usurpar o poder do Leão, que tem total domínio sobre Narnia. A princípio ninguém percebe, mas, analisando a obra toda, pode-se notar o teor figurado desta história.
Desde o início, o filme dá uma idéia de um Aslan imponente, superpoderoso. Lembro-me da cena em que os quatro irmãos estão dentro da casa das toupeiras e uma lhes diz: Mas Aslan já está vindo! Eles então lhe perguntam quem é Aslan. Então ele se admira por eles não conhecerem o rei poderoso e imponente que dominava em Narnia, sobre o qual estavam depositadas todas as esperanças dos nativos.
A certa altura do filme, no meio da guerra, Aslan é sacrificado. Eles o levam a um altar de pedra, onde todos pedem sua morte. Então, a bruxa afunda sua adaga entre as costelas de Aslan, matando-o. Depois de abandonado o corpo, as duas irmãs o encontram morto, e lamentam. Mas quando descem os degraus, o altar se fende no meio, e ao olhar para trás, não mais vêem Aslan. Ele, então, após alguns segundos, aparece imponente e vencedor diante delas. E logo todos vão à batalha.
No fim, o exército de Aslan vê seu Rei chegar e anima-se para a guerra. Com a ajuda do imponente leão, o exército derrota violentamente o inimigo, restaurando a paz em Narnia.
Esta obra magnífica é uma explicação do Ministério de Cristo. É como uma parábola em que, de modo figurado, busca-se explicar algum ensinamento. Aslan, o rei, o leão poderoso e imponente, representa Jesus, o Messias. O sacrifício do personagem parece ter sido feito para lembrar-nos da morte de Jesus. Pois Jesus foi sacrificado em nosso lugar. Depois, o leão ressuscita, por que era inocente. Da mesma forma Jesus, que foi morto, ressuscita ao terceiro dia, pois a morte não o pode suportar, visto que não tinha culpa alguma. Jesus hoje vive, e intercede por nós a Deus. Mas um dia voltará, para dominar o mundo e vencer a guerra, trazendo paz a seus servos. E que venha logo, para que tenhamos também nas nossas vidas um capítulo chamado: O RETORNO DE CRISTO.
Que bom ver que temos grandes escritores cristãos que fazem a sua parte, mostrando ao mundo algo sobre a vida e obra de Jesus Cristo. Espero que, em breve, não tenhamos apenas C.S. Lewis como representante deste segmento, mas que Deus levante pessoas para desempenhar esta tarefa.
E pode ser você!
Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário