quarta-feira, 15 de junho de 2011

Cristianismo: Só Mais uma Religião?

Num mundo de inúmeras religiões, com milhares de deuses, infinitas divindades e crenças, que fazem a sua religião parecer apenas mais uma, o cristianismo se destaca, com peculiaridades que o distinguem de qualquer outra crença, e lhe dão lugar privilegiado, em meio a conceitos tão repetitivos, encontrados nas demais religiões.
Ao estudar religiões antigas, comparando algumas características semelhantes entre o cristianismo e outras religiões, qualquer cristão pode se deparar com a idéia de que o cristianismo, sua própria fé, é apenas mais uma, no meio de tantas outras crenças. Mas essa afirmação não é verdadeira! E este é o grande trunfo do cristianismo sobre as demais religiões.
Não se trata apenas de ter escolhido "uma religião", mas trata-se de uma crença que transcende às demais. A começar pelo fato de ser original, com conceitos bem firmados, como o fato de afirmar que todo homem é intrínsecamente mal e incapaz de chegar à perfeitção. O cristianismo também é exclusivo em dizer que nenhum homem pode alcançar, por si mesmo, a salvação, mas depende do favor não merecido de um Deus Todo Poderoso. Além destes fatores, o principal motivo da minha afirmação "o cristianismo se sobrepuja às demais religiões" está no fato de que seu Deus é muitissimo superior, e não poderia ser diferente. A(s) divindade(s) presentes nas religiões são quem caracteriza todo o sistema religioso onde estão alojados. Assim, alguns fatores interessantes aparecem. Primeiro: os deuses pagãos são imperfeitos, mas cobram perfeição dos seus súditos, através das exigências cultuais, dos sacrifícios periódicos, etc. Em contrapartida, o Deus do cristianismo (Yahweh) é Perfeito, e pode cobrar perfeição. Mas, o mais interessante neste fator é que Ele não o faz. Sim, o Deus perfeito do cristianismo pode cobrar perfeição, mas não o faz, porque conhece a natureza pecaminosa dos seus súditos, que, vez por outra, irão cometer erros. Mas, Ele mesmo dá um jeito nisso, pois, sendo santo, não convive com o pecado. Assim, por amor ao homem, mandou Seu Filho ao mundo para viver em perfeição, e obedecer representando todos os arrependidos, concedendo-lhes os Seus méritos, e fazendo-os achegar-se a Deus novamente.
Segundo: pessoas do mundo todo se voltam à adoração do sol, das montanhas, da natureza, e de tudo o que existe nela, tendo-as como divindades, deuses. O cristianismo, em contraponto, afirma que todas estas coisas são apenas criação do Deus Onipotente. Assim sendo, como o cristianismo é superior Às demais religiões! Yahweh é Deus dos deuses, pois, se quanto à sua criação (sol, estrelas, montanhas...) dizem que são deuses, que diremos daquele que criou todas estas coisas?
Eu teria aqui ainda muitos outros fatores, como o de que Yahweh é Senhor da história e age em favor dos que nEle esperam, ou o fator de que Ele não foi criado, como os demais deuses...mas este artigo já está demasiado grande, e estes assuntos dão pano pra manga!
Contudo, jamais pense que, sendo cristão, sua religião é só mais uma. Temos que admitir: Yahweh, o Deus Criador, é infinitamente superior aos demais! Estamos bem firmados!

2 comentários: