sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sabor de Mel ou Gosto de Sangue?

Nos tempos últimos uma canção vem se popularizando no meio cristão.  Essa canção, por nome "Sabor de Mel", reza que Deus é fiel a quem é fiel, e, neste argumento, promete várias bênçãos exteriores a todos os seus ouvintes. A bem da verdade, das duas uma: ou estas pessoas não são fiéis a Deus, ou Deus é que não é, pois aqueles que vivem cantando e pregando libertação social são geralmente os de classes mais baixas ( e não há mal nenhum em ser pobre, eu também sou), são oprimidos, ou seja, não tem para si aquilo que pregam. Mas ainda temos a segunda hipótese: Deus não é fiel. Ok, agora julgue você qual das duas hipóteses é a mais interessante e verdadeira.
Essa canção, e todo o sistema evangélico hoje em alta, promovem um sentimento de egoísmo e vingança dentro do seio evangélico, que deveria apresentar uma realidade exatamente oposta a essa. "Sabor de Mel" prega a vingança e o orgulho, quando diz que vitória é estar no palco vendo aqueles que não te ajudaram em meio à platéia, humilhados, vendo a sua "vitória". Desculpem-me a sinceridade, mas que bobagem! E que vitória sem valor essa! Se eu vivesse na esperança de um dia estar no púlpito de uma igreja, não teria motivação alguma de ser cristão. Vitória de âmbito social, vitória egoísta, enganosa!
Enquanto isso, Jesus pregou o "amar os inimigos" e o "orar pelos que vos perseguem". Se Jesus viesse à terra, hoje, e entrasse numa igreja em que se estivesse cantando esta canção, não imagino outra cena, senão Jesus tomando a palavra com veemência e dando-lhes uma séria exortação. Não foi pra isso que Jesus viveu, morreu e ressuscitou. Jesus veio ao mundo para suscitar para si um povo, uma só família, unida nEle mesmo, pronta para ganhar o mundo. Mas, infelizmente, isso não tem acontecido. Enquanto Jesus ensina o perdão, a humildade e a união, irmãozinhos cantam canções com sentimento vingativo, orgulhoso e que falam de uma vitória meramente social.
Em contraponto, proponho que, em vez de "sabor de mel", a minha vitória tenha "gosto de sangue". Sim, pois foi esse o preço da MINHA vitória. Se a vitória destes é barata, conquistada com seus próprios méritos e sua própria fidelidade, a minha foi conquistada por Cristo, com seu próprio sangue! Enquanto a vitória deles produz sorrisos, a minha vitória produz choro, de arrependimento, sofrimento e reconhecimento da minha natureza decaída, que me faz pecar, mesmo que eu não queira. Enquanto a vitória deles é sobre a escassez de dinheiro, contra a inveja, a minha vitória é sobre o Diabo, o pecado e a morte. E eu pergunto a você: você trocaria o gosto de sangue pelo sabor de mel? Eu não!
Não caia nessa, não cometa esse erro! Conheça as Escrituras e seja Mais do que Vencedor em Cristo!

Um comentário:

  1. Fernando Mota: Sangue! O evangélio está distorcido, as igrejas pregam carros, mansões, luxo, etc..Não pregam sobre os passos de Jesus, não mesmo. Jesus foi a salvação dos que o crucificaram, sabendo disso, como posso cantar vitória em cima de um "inimigo"?

    Jessé, muito bom o texto, parabens e força aê!!

    PÔ, gostaria muito que VC ou ALGUEM que leu isso escrevesse sobre "A arte e o cristianismo".

    ResponderExcluir